Blog
06h00

Não me traga os seus problemas!

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Vamos continuar a conversar sobre os mecanismos de defesa do EGO. Você já sabe: sempre que nos sentimos ameaçados por algum processo externo (perda do emprego, doença na família, risco de assalto) ou interno (medo de tomar uma decisão, desejo proibido, reconhecimento de uma fragilidade), nosso ego utiliza  ferramentas para minimizar  a ansiedade e permitir um maior conforto emocional, momentâneo e pouco sustentável.

 Já analisamos a PROJEÇÃO e a NEGAÇÃO. Chegou a vez do DESLOCAMENTO!

Reparou que "a corda sempre parte do lado mais frágil"? Deslocamento é o processo de canalizar para outra pessoa um impulso, afeto ou desejo que originalmente era direcionado para alguém inacessível, por culpa ou por medo.

É comum que nosso chefe nos dê uma bronca e termos de ficar calados. Sobra pra quem? Para os filhos ou para o cônjuge! O professor pega você pescando na prova e lhe dá zero. Para onde vai sua raiva? Para o colega mais fraco e que você faz buyliing. Você está preocupado com a conta negativa no banco e se culpa por isso. Para onde vai a raiva e frustração? Para o trânsito, com uma direção violenta.

Essa defesa é uma das maiores fomentadoras de conflitos nas famílias e nos grupos. Devemos tomar consciência do que sentimos e reconhecer o que precisamos expressar, de modo a evitar deslocar para quem não tem nada a ver com o nosso problema.

Portanto, amigos: consciência, bom senso e transparência. Não gostou? FALE! Está sofrendo? EXPRESSE! Tem dúvidas? PERGUNTE. Caso contrário, você vai afastar as pessoas  através de uma das piores defesas que nosso EGO utiliza: DESLOCAMENTO.

Boa jornada!

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital