Blog
18h34

Saiba como usar os alimentos para prevenir ou tratar o câncer

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Saiba como usar os alimentos para prevenir ou tratar o câncer

Em comemoração ao mês de combate ao câncer – OUTUBRO ROSA – vamos falar sobre os alimentos que devemos preferir ou evitar para ajudar na preveção ou no tratamento do da doença.

Diversos fatores podem relacionar à alimentação com o câncer. Existe relação direta do aumento dos riscos com a obesidade, com o consumo excessivo de carnes vermelhas, gorduras ruins, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas, além do streess. Mas por outro lado, o consumo de hortaliças e frutas dentro de uma dieta equilibrada pode ter ação preventiva. Aumentar o consumo de antioxidantes, fibras, vitamina D, cálcio e ácido fólico pode ser extremamente benéfico para a saúde!

Quais os alimentos podem ajudar na prevenção ou melhora do câncer??

- Alimentos ricos em ômega 3 como, por exemplo, salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, possuem ação protetora a esse tipo de câncer. Eles podem inibir a carcinogênese e retardar o crescimento de tumores.

- O brócolis é rico em sulforafanos e glucosinolatos, substâncias que funcionam como antioxidantes, protegendo as células de alterações no DNA na hora da sua multiplicação. Além do brócolis, outros vegetais também são ricos nessas substâncias, como couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve. 

- O tomate é rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes para o organismo e que mais tem efeito comprovado na prevenção do câncer. Ele é um carotenoide conhecido como pró-vitamina A, e dá a cor vermelha aos alimentos como tomate, goiaba vermelha, melancia, caqui, mamão, abóbora e pimentão vermelho.

- Os vegetais roxos são ricos em antocianinas, substâncias que também atuam como antioxidantes e que protegem o DNA das células contra alterações. Elas estão presentes em alimentos como repolho roxo, cebola roxa, berinjela, rabanete, beterraba, além de frutas como açaí, framboesa, amora, mirtilo, morango, cereja, uva e ameixa.

- A castanha-do-pará é rica em selênio, nutriente que atua no organismo como anti-inflamatório e como estimulante do sistema imunológico, participando de diversos processos que melhoram o funcionamento das células e da produção de energia no corpo. Também está presente em alimentos como carnes, aves e frutos do mar.

Quais os alimentos devem ser evitados??

Devemos evitar principalmente aqueles alimentos com maior quantidade de gorduras, açucares e sódio:
- Alimentos industrializados (esses têm em sua formulação aditivos para durarem mais tempo na prateleira);
- Queijos amarelos (quanto mais amarelo o queijo for, maior quantidade de sal e gordura ele tem);
- Embutidos (salsichas, linguiças, salame), pois têm quantidades elevadas de sódio e gordura;
- Bebidas alcóolicas;
- Refrigerantes;
- Chá preto e café;
- Sucos artificiais.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital