Blog
14h11

Você tem ansiedade? Bem-vindo ao clube!

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Você tem ansiedade? Bem-vindo ao clube!

Você já se sentiu agoniado (a), fazendo as coisas de modo apressado sem saber a razão e com expectativa que algo ruim vai acontecer? Já vivenciou aquela “pressão no peito”, o “bolo na garganta” e o coração “saindo pela boca’? Já teve dores de barriga, picos de pressão ou problemas de pele, e ao ir ao médico, o diagnóstico é que a causa é “psicológica”? Já foi deitar com sono e cansado, mas não conseguiu dormir? Pois é, ansiedade é assim: gera um mal-estar danado e geralmente com impactos físicos e emocionais.

A ansiedade é um medo sem objeto. Uma agonia subjetiva como se algo ruim fosse acontecer a qualquer momento e que domina a alma sem que seja fácil se livrar desses pensamentos e reações psicossomáticas. Na minha experiência em consultório, identifico pelo menos três razões mais prevalentes para a ansiedade se expressar de modo tão recorrente: CONTROLE, COBRANÇAS e IMPOTÊNCIA.

Pessoas que tentam controlar tudo o tempo todo tendem a sentir ansiedade quando percebem que o controle é ilusório. E, paradoxalmente, vivenciam o DESCONTROLE em forma de sintoma, através da ansiedade. É como se o SELF dissesse: pare de controlar, ou você será controlado pela ansiedade.

Os indivíduos que se cobram por tudo, os que sentem-se julgados por todos e querem agradar as multidões são mais suscetíveis à ansiedade. Passam a viver a vida que acreditam que os outros querem para ele (e que vai gerar aplausos, likes e valorização) e não a vida que ele mesmo deseja. E esse “gap” entre o “desejo do EU” e o “olhar do OUTRO”, gera a ansiedade.

Por fim, quando nos sentimos impotentes diante de um problema ou desafio, acuados diante de expectativas (nossas e dos outros) reais ou imaginárias, o sofrimento vem em forma de ansiedade. “O eu, eu posso fazer?” ou “o eu, você quer que eu faça?” são as típicas reações dos ansiosos por impotência.

Portanto, você quer se blindar da ansiedade? Viva SUA VIDA, com plenitude, equilíbrio e desejo. Seja maduro para contrariar as cobranças incoerentes, suas e das outras pessoas, se cobre na medida certa (nem seja um acomodado, nem exija o impossível) e não ouse acreditar que pode controlar tudo ao seu redor.  Viva a vida de modo leve, livre e harmonioso. Aceite suas limitações ao mesmo tempo que busque evoluir em função do que tenha sentido para você. Boa jornada!

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital