Blog
15h40

Conheça o poder terapêutico da curcumina no tratamento da dor

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Conheça o poder terapêutico da curcumina no tratamento da dor

A curcumina é um flavonoide presente no rizoma da raiz da cúrcuma longa e é muito utilizado na culinária como tempero, principalmente na Índia. Esse composto fenólico é muito usado pelo seu imenso potencial terapêutico. Comprovações científicas nos mostram sua ação como anti-inflamatório, em que é capaz de inibir a produção de citocinas inflamatórias como interleucina 1, interleucina 2, interleucina 6, TNF alfa e NF-KB. Não apenas devido ao seu efeito nas citocinas inflamatórias, mas também pelo efeito analgésico e por mecanismo talvez ainda não explicado pela ciência, o uso da curcumina vem sendo pesquisado e utilizado para redução do nível de dor e melhora da qualidade de vida em pacientes diagnosticados com artrite reumatoide.

Os estudos mostram benefício do seu uso independente do tempo de administração com a vantagem de ausência de sintomas adversos, ou seja, sendo superior a medicamentos alopáticos. Estudo realizado na Índia analisou o efeito da curcumina durante oito semanas em paciente com artrite reumatoide ativa. A pesquisa foi realizada com 45 indivíduos divididos aleatoriamente em três grupos: grupo 1 usando 500mg de curcumina; grupo 2 usando 500mg de curcumina + 50mg de Diclofenaco Sódico; grupo 3 usando apenas 50mg de Diclofenaco Sódico.

Os três grupos apresentaram melhora, mas o grupo curcumina apresentou um melhor resultado na proteína de inflamação aguda PCR, além de escore melhor do que os outros grupos nos questionários do Colégio Americano de Reumatologia e na escala visual analógica da dor. O estudo destaca o benefício do uso da curcumina pela ausência de efeitos colaterais com o seu uso.

Consegue perceber como um alimento pode ajudar muito na sua saúde? Procure um profissional que possa lhe ajudar no seu objetivo.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital