
São joão, copa do mundo... muitas reuniões familiares e entre amigos, concordam? E não faltam comidas típicas, petiscos e bebida alcóolica... E se essa mistura for feita de forma exagerada, pode prejudicar bastante seu estado físico e tirar você da folia. Então, vamos às dicas para evitar a tão temida ressaca.
Para início de conversa, nada de exageros em relação ao volume de comida e bebida ingerido, ok? Qualquer dica que eu der abaixo não vai valer se você ¨enfiar o pé na jaca¨!
O corpo fica debilitado. Nosso organismo gasta glicose (energia) para metabolizar o álcool, logo ficamos enfraquecidos. Além disso, o excesso de álcool ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação, altera mecanismos químicos cerebrais, gerando dor de cabeça; irrita o sitema digestivo, causando náuseas, vômito e diarréia. Por fim, o hormônio antidiurético é inibido, levando a sede e boca seca. Meu Deus, vamos parar por aqui, não é?!
Então papel e caneta na mão para driblar essa situação indesejada:
1 – Alimente-se bem antes e depois da festa
Alimentar-se bem antes e após as festas é uma regra de ouro contra a ressaca. Primeiro que quando bebemos de estômago ¨cheio¨, a difusão do álcool pelas paredes do estômago é diminuida retardando a passagem do álcool para o intestino, o que retarda sua absorção. Daí o álcool entra mais lentamente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro. Lógico que não estamos falando de comidas pesadas, ok?! Comidas gordurosas, frituras, dentre outros, prejudicam ainda mais a situação. Então invista em pratos leves (saladas, sanduíches leves, sopa, vitaminas...) antes e após a festa.
No meio da folia pode até um amendoizinho, um pedaçinho de bolo, mas nada de exageros, por favor!
2 – Salve seu fígado
O processo para desintoxicar (limpar) é função do fígado. Quando o consumo alcoólico ou de comidas gordurosas é rotineiro e elevado, as células do fígado começam a acumular gordura, podendo ocorrer inflamação e destruição das células. Nosso fígado como principal metabolizador do álcool, pode ser ajudado e protegido com uma boa hidratação e alimentação rica em elementos que ajudam a desintoxicar o organismo como:
- Brócolis, repolho, couve flor, couve de Bruxelas, couve verde, agrião, rúcula, acelga, alho, beterraba, cenoura, abacate, maçã, azeite de oliva, limão, lima, nozes.
3 – Hidrate-se
A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, que é um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo. Então, beba o máximo de água que puder antes, durante e, principalmente, depois. Antes de dormir, ingira bastante água também. Essa estratégia vai ajudar seu corpo a metabolizar melhor o álcool enquanto você descansa. Além de hidratar, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas.
---- Aumente a ingestão de outros líquidos --- suco de acerola, limão e laranja (da própria fruta), água de coco – dessa forma irá aumentar o aporte de vitaminas (principalmente as antioxidantes – A, C e E) e minerais perdidos.
Descanse no dia seguinte
Por onde passa, o álcool causa bagunça. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Repouse! Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.
Invista nos chás
Existem algumas ervas que ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.
Vamos comer e beber só um pouquinho e dançar muitooooo forró para queimar as gordurinhas... E por favor, nada de ressaca!!
Feliz São João!!!