Blog
16h45

A importância do profissional de educação física na academia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
A importância do profissional de educação física na academia

Sabemos que o exercício físico é um dos pilares da qualidade de vida, além de serem essenciais à saúde. No entanto, praticar atividades físicas de forma inadequada pode gerar uma série de problemas. Por isso, é de fundamental importância contar com a orientação de um profissional de Educação Física.

Para construir uma empatia entre o profissional de educação física e o aluno, é importante que algumas características profissionais sejam reunidas por parte do professor. Experiência, capacidade de liderança e principalmente sensibilidade para lidar com as diferentes situações com seus alunos e, com isso, mantê-los motivados na academia.

A prática de exercícios físicos sem o acompanhamento de um profissional especializado pode levar a erros prejudiciais à saúde. Compreender o papel desse profissional na orientação, monitoramento e prescrição de atividades físicas se atendo às particularidades de cada praticante é relevante, em especial aos da terceira idade. E isso possibilita inferir que o professor de educação física é essencial na academia, pois, é relevante ter um profissional capacitado na área, com formação em nível superior para orientar adequadamente os praticantes, motivando-os e incentivando-os. Ele exerce um papel importante, sendo responsável pelo acompanhamento, orientação e por ter conhecimento científico e técnico para realizar esse trabalho com eficiência.

Em relação à motivação do praticante, o educador físico colabora em dois aspectos. Além de desenvolver uma rotina com atividades diversificadas para evitar a monotonia e, consequentemente, a desmotivação, ele serve como um apoio psicológico. E esse segundo ponto também é fundamental. Afinal, quem nunca deixou de correr alguns metros a mais ou completar uma série na academia apenas pela falta de alguém que desse aquele “empurrãozinho” encorajador?

Por falar em desmotivação, a falta de resultados concretos também colabora de forma significativa para isso, pois se esforçar constantemente sem obter os efeitos desejados é muito frustrante. Mas, com a orientação de um profissional, é possível evoluir continuamente.

Isso acontece principalmente devido às avaliações periódicas feitas pelo educador físico em relação às condições do praticante. Elas apontam os resultados de forma bastante precisa. Assim, pode ser feita uma periodização dos treinos, inclusive acontecendo uma alteração nas metas.

Por esse e todos os outros motivos apresentados, fica bastante claro que ter a supervisão de um profissional qualificado é tão importante quanto se exercitar regularmente. Até porque, como já dito anteriormente, atividades físicas feitas de maneira equivocada podem ser tão prejudiciais quanto o perigoso mundo da vida sedentária.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital