Blog
06h00

O nada básico sobre a vitamina D

Compartilhe
Tamanho da Fonte
O nada básico sobre a vitamina D

Talvez você já deva estar cheio de ler sobre vitamina D, mas vou tentar trazer algumas informações que podem ser desconhecidas. Muita controvérsia ainda gira em torno do tema, o que é justificável, visto que a todo momento são liberados novos estudos sobre funções não típicas desse hormônio.

Logo de início vou passar algumas informações básicas para introduzir o tema aos, talvez, poucos que ainda não estão saturados. Derivada do colesterol e conhecida como vitamina, essa molécula se enquadra melhor hoje em dia como um hormônio. Sua formação tem início na pele, com o estímulo de raios UVB. Em seguida, segue até o fígado para ser transformada na 25(OH)vitamina D, forma ainda inativa. Por fim, chega ao rim para ser transformada na vitamina D ativa a 1,25(OH)2 vitamina D. Tem como papel mais conhecido a sua função no metabolismo do cálcio e manutenção de densidade mineral óssea.

Dito o básico, vamos as curiosidades. Diferente do que se pensava inicialmente esse hormônio não tem ativação exclusivamente nos rins, mas em uma série de outros tecidos, como células do sistema imune, cólon, pele e vasos. Sua função também não é exclusiva na regulação do cálcio. Hoje já existem estudos demonstrando sua função na prevenção e tratamento de cânceres, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares, depressão, infecções, obesidade, sarcopenia, alergias e diabetes.  

Outro ponto ainda controverso é quanto aos níveis séricos ideais. Os valores estabelecidos pela sociedade médica foram baseados apenas na função sobre o metabolismo do cálcio. Os estudiosos questionam se para essas diferentes funções citadas acima o valor atual seria subótimo, e muitos sugerem valores que chegam ao dobro dos padrões atuais.  

Eu penso que a sociedade moderna contribui para termos valores subótimos, visto que, muito raramente nos expomos ao sol e quando o fazemos estamos cobertos de protetor solar. É errado se proteger do sol? Também não, até porque já é conhecido o efeito deletério na pele com envelhecimento precoce desta e predisposição ao surgimento de cânceres.

Muitas dúvidas ainda persistem, mas, fato é que a vitamina D é de fundamental importância e deve ser checada para manter um controle preventivo de doenças. Procure um profissional da saúde atualizado sobre o tema para um conhecimento mais profundo e para você mesmo poder decidir o que é melhor para você.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital