Blog
06h00

Comer biscoito integral é bom ou ruim?

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comer biscoito integral é bom ou ruim?

Atualmente temos milhares de opções de produtos integrais ou enriquecidos com grãos integrais. São pães, arroz, açúcar, farinhas, biscoitos, dentre outros, repletos de fibras. Antes que você corra e compre a sessão de produtos integrais inteira, vamos analisar as principais vantagens e desvantagens desse tipo de alimento.

Fibras – não viva sem elas.
Um bom consumo de fibras garante controle do colesterol e da glicemia. Isso reduz a incidência de doenças cardiovasculares e promove a melhora do estado físico do diabético. Por ¨incharem¨ na presença de água, as fibras solúveis são aliadas também no emagrecimento, já que aumentam a sensação de saciedade. Além disso, as fibras, que são tão comuns nos alimentos integrais, ajudam no bom funcionamento intestinal, pois aumentam o bolo fecal e estimulam os movimentos do intestino.
Outro ponto a ser abordado é perda nutricional que ocorre durante o processo de refinamento pelo qual os alimentos “não integrais” passam para aumentar seu tempo de vida útil e proporcionar uma textura e sabor mais agradável. Por outro lado, os produtos integrais, por não serem submetidos ao processo de refinamento, ou por esse processo ser menos agressivo, acabam preservando uma boa parte das fibras, além de vitaminas e minerais, tendo um valor nutricional mais elevado quando comparado aos produtos refinados.
Como os alimentos integrais são ricos em fibras, podem assim auxiliar na proposta de uma vida mais saudável, visto os benefícios citados acima. Isso vale inclusive para os biscoitos - que é o nosso foco neste artigo. 

O perigo é o excesso, sempre!
Apesar das inúmeras vantagens proporcionadas pelo consumo de alimentos integrais, devemos entender que a principal desvantagem com relação a esses alimentos é o excesso de ingestão. 
Na busca por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas cometem exageros com relação aos produtos integrais, achando que são menos calóricos, ou que somente o consumo de alimentos com alto teor de fibras resolverá seus problemas intestinais. Porém, os alimentos integrais são tão ou mais calóricos que os alimentos refinados. Eles auxiliam no emagrecimento a medida em que aumentam a saciedade e facilitam a redução da quantidade de comida ingerida. Mas, não adianta nada consumir um alto teor de fibras sem aumentar o consumo de água. Fiquem ligados na hidratação!
O ideal mesmo é que esses alimentos sejam consumidos moderadamente e que a ingestão de água seja adequada. 

Dica da nutri: Prefira frutas, verduras, raízes, fibras naturais. Mesmo que integral o biscoito ou qualquer produto da linha passa por algum processo de industrialização, que diminui o seu valor nutricional. Agora se for consumir o produto industrializado, que seja integral e com moderação.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital