Blog
17h30

Afinal café faz bem ou faz mal?

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Afinal café faz bem ou faz mal?

Quem não gosta de uma xícara de café pela manhã, um expresso após o almoço ou mesmo o café a prova de balas, bulletproof, para conseguir aquele gás pré-treino? O café está inserido em nossa sociedade há muito tempo, desde o século XVI, e já há algum tempo que se discute se ele faz ou não bem para saúde. Como quase tudo na vida a resposta não é simples e vários fatores podem ser levantados a favor e contra o café.

É de conhecimento geral a atividade antioxidante do café, sendo resultante da presença de substâncias como a cafeína, trigonelina, ácido cafeico, compostos voláteis e polifenóis, como os flavonóides. Dentre estas a que mais levanta discussão é a cafeína, por ser muito interessante em certos momentos pelo seu efeito estimulante, mas, em contrapartida, mascarar déficits hormonais e de neurotransmissores, como também ser relacionada a menor longevidade, quando seu consumo em excesso.

Outro fator importante é como cada um metaboliza a cafeína. Existem os metabolizadores rápidos, quem consegue tomar consideráveis quantidades de cafeína e pouco sentem seus efeitos, como os metabolizadores lentos, que tem taquicardia prolongada e não conseguem dormir se tomarem um cafezinho à noite.

Outro ponto importante, mas pouco discutido, principalmente aqui no Brasil, é a contaminação por toxinas de fungos encontradas no café, extremamente prejudiciais a saúde, estando relacionadas inclusive ao desenvolvimento de câncer. Nos próximos artigos irei falar sobre cada ponto citado acima, tentando esclarecer e tornar possível o uso consciente do café.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital