
Você já parou para pensar que a qualidade do seu sono pode estar interferindo na sua saúde e nos resultados que você busca no treino? Uma noite bem dormida é fundamental para garantir a recuperação muscular após um dia de atividade, afinal, é neste momento que garantimos a liberação de diversos hormônios responsáveis pelo funcionamento adequado do nosso organismo. Estudos recentes comprovam que a privação de algumas horas de sono é capaz de aumentar o apetite ao longo do dia e, também, levar ao aumento do cortisol e do estresse oxidativo, tornando o funcionamento do corpo cada vez mais difícil.
Você já observou que sua disposição muda depois de uma noite mal dormida? Ou seja, além de aumentar a quantidade de comida ingerida, a qualidade do treino também pode ser prejudicada, dificultando a perda de peso. Algumas coisas podem ser feitas para ajudar na qualidade do sono, é o que chamamos de Higiene do Sono. A principal dica é o quarto ser completamente escuro, sem nenhuma claridade (nem mesmo a luz do ar condicionado). A claridade é capaz de reduzir a produção da Melatonina, que é responsável pelo sono profundo, ou seja, a redução na sua produção prejudica a qualidade do nosso sono.
Além disso, existem alguns alimentos que podem auxiliar na qualidade do sono, como por exemplo, o abacate e a aveia, que são fontes de substâncias que estimulam a produção da melatonina. Observe como está o seu sono e procure um profissional capacitado para te ajudar a garantir uma noite bem dormida e uma saúde ideal, com mais energia e disposição.