Notícias
09h43

Benefícios da atividade física no tratamento do câncer

Praticar exercícios pode atenuar os efeitos colaterais associados ao tratamento da doença

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Benefícios da atividade física no tratamento do câncer

No próximo sábado, dia 04 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer, doença que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), registrará 20 milhões de novos casos no mundo até o ano de 2025. No Brasil, a estimativa é que 600 mil novos casos sejam registrados até o final do biênio 2016/2017. Muitas são as preocupações para quem recebe o diagnóstico de um dos tipos da doença e enfrentar os efeitos colaterais do seu tratamento é uma das tarefas mais árduas. No entanto, estudos indicam que praticar atividade física, além de contribuir para a prevenção de até 30% dos casos de câncer, também traz inúmeros benefícios durante o tratamento, garantindo uma melhor qualidade de vida às pessoas.

Isso acontece porque, pacientes oncológicos que praticam atividade física regularmente aumentam a sua força muscular e a sua capacidade funcional, controlam o peso e reduzem a fadiga, fatores que contribuem, também, para a elevação da auto-estima e do humor, explica o educador físico Romildo Rios, da rede Hammer Fitness Club. “A atividade física regular também colabora para a redução dos níveis de estresse e para o aumento da defesa imunológica”, ressalta Rios.

Estando o paciente apto a praticar exercícios físicos, seu programa de treino deve ser elaborado com base naquilo que seja seguro, agradável e eficaz, respeitando sempre o limite do aluno e as orientações passadas pelo médico que o acompanha, explica Romildo Rios. “É importante salientar que para que a prática seja benéfica às pessoas em tratamento do câncer, ela precisa ser orientada por um profissional qualificado e ter indicação médica”, destaca o educador físico.

De acordo com a oncologista Renata Cangussú, do NOB - Núcleo de Oncologia da Bahia, pacientes com câncer e que praticam exercícios físicos tiveram menos fadiga, depressão, náuseas e vômitos. “Os exercícios físicos ajudam os pacientes a se sentirem melhor através da diminuição dos efeitos colaterais, podendo contribuir para a redução do tempo de recuperação do tratamento oncológico”, diz a médica.

Segundo ela, a indicação médica para a prática de exercícios durante o tratamento do câncer deve levar em conta a avaliação individual de cada paciente. “Se o mesmo estiver em condições físicas adequadas, a prática de exercícios não só pode, como deve ser estimulada, como forma de melhorar a auto-estima e a qualidade de vida”, diz.

Para a oncologista, embora a relação entre atividade física e câncer não esteja definitivamente esclarecida, os dados obtidos até aqui são tão contundentes que todas as pessoas devem ser motivadas a se exercitarem com regularidade. “Sabemos que mudar estilo de vida às vezes não é fácil, exige disciplina e perseverança. Porém, os ganhos na saúde física e mental, assim como a melhora da qualidade de vida são imensuráveis”, ressalta Renata Cangussú.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital