Notícias
08h00

Alimentação correta ajuda a perder gordura e a conquistar músculos

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Alimentação correta ajuda a perder gordura e a conquistar músculos

A alimentação é parte fundamental para quem se dedica às atividades físicas e treinos de musculação. Para ganhar músculos e perder gordura, a pessoa precisa de uma variedade de proteínas, legumes, frutas, carboidratos, além das gorduras saudáveis. Comer proteínas, por exemplo, ajuda a ganhar e a manter os músculos, mas também ajuda na perda de gordura. As proteínas têm um maior efeito termogênico do que carboidratos e gorduras. Vale lembrar que assim como as carnes, ovos e peixe também são excelentes fontes de proteínas. Apesar de parecer incoerente, a ingestão de gorduras também ajuda na perda de gordura.

O organismo da pessoa precisa delas e se não as ingere, a tendência é que o corpo armazene cada vez mais, como uma reserva. “O azeite extra virgem contem 70% de gorduras monoinsaturadas que protegem contra doenças cardíacas e câncer. Basta adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de azeite nas saladas”, explica Sara Frediani, nutricionista da Hammer Academia.

Frutas e legumes contêm vitaminas e sais minerais, que são necessários para a recuperação do corpo após os exercícios e ter o acompanhamento de um profissional da área é de extrema importância para conhecer quais os melhores alimentos e combinações para cada organismo. “A pessoa deve consumir frutas frescas misturando com farinha de aveia, que acrescenta fibras à refeição.

O brócolis, o couve e o repolho são ricos em fibras solúveis que ajudam a perda de gordura. O espinafre impede a perda muscular e óssea, mas também previne o câncer e doenças cardíacas”, acrescenta Sara. Ainda na lista de alimentos aliados à saúde e bom rendimento físico, estão os iogurtes, que contêm bactérias que melhoram a saúde gastrointestinal. Sempre, é claro, optando pelas opções com baixo teor de gordura. E os carboidratos, que servem de combustível para os músculos. Aliado a tudo isso, vem a ingestão de água, que impede a retenção de líquidos, ajuda na recuperação muscular, além de evitar a desidratação. O ideal é beber 3 litros de água, divididos ao longo do dia. “Comer proteínas, vegetais, frutas e gorduras a cada 3 horas e 2 copos de água em cada refeição.

Fazendo isso, a pessoa vai ficar mais forte, mais saudável, vai se sentir melhor e, de quebra, vai ganhar músculos e perder gordura”, complementa Sara, que reforça a necessidade de um acompanhamento personalizado, fundamental para que cada alimentação seja adequada ao corpo de cada pessoa.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital