Notícias
13h41

Atividade física é fonte de saúde e bem estar

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Atividade física é fonte de saúde e bem estar

Nesta sexta-feira (06) e sábado (07) são celebrados respectivamente o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde. As datas instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) têm como finalidade conscientizar a população para a importância de manter o corpo e a mente saudáveis, seja abordando problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos ou ensinando sobre a prevenção e melhoria da qualidade de vida.

Dentro do aspecto “saúde” a pratica regular de atividade física é reconhecidamente uma aliada na prevenção e controle de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares. Enquanto que o sedentarismo é considerado é apontado pela OMS como o quarto principal fator de risco de morte do mundo. Ainda de acordo com a entidade para ser considerado ativo é necessário a prática de pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana. Os benefícios para a saúde são tantos que muitos médicos passaram a receitar a prática de exercício físico no tratamento de seus pacientes.

“A grande vantagem da atividade física é que ela é bastante democrática, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades. Temos crianças de meses praticando natação”, diz o educador físico Pablo Gavazza, coordenador técnico da rede Hammer Fitness Club, unidade Rosas. Além do fator idade a atividade física possui outra importante característica que é o vasto número de opções de exercícios que podem ser praticados. Com isso, é possível atender todo o tipo de público respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo, considerando cada uma de suas particularidades desde idade, nível de condicionamento físico e restrições patológicas às questões de afinidade por determinados tipos de atividades.

Escolher uma modalidade de exercício que traga prazer e se adapte ao estilo de vida da pessoa é de fundamental importância, estes são fatores determinantes para que o indivíduo permaneça ou não ativo, ressalta Gavazza. Ele lembra ainda que ao praticar atividade física o corpo libera serotonina (hormônio da “felicidade”) promovendo a sensação de bem estar e reduzindo a ansiedade e a probabilidade e os sintomas da depressão. Socialização, estimulação da memória, melhora da coordenação motora e fortalecimento ósseo estão entre outros benefícios da pratica regular de atividade física comprovando a importância da mesma para se manter saudável física e mentalmente, conclui o profissional.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital