Blog
06h00

Saiba o que é a síndrome de overtraining e como prevenir!

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Saiba o que é a síndrome de overtraining e como prevenir!

Alguma vez na vida você ouviu falar sobre a síndrome de overtraining? Sim ou não?  Então vamos lá! Ela ocorre quando o indivíduo faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. Ou seja, quando ao tentar melhorar o desempenho em treinamentos e competições, o indivíduo exagera no volume da atividade física negligenciando o tempo adequado de descanso e, além disso, adota uma dieta incorreta. 


Esse excesso de exercícios pode se dar por falta de conhecimento, mas pode, também, ser consequência da aplicação incorreta do princípio do overload e da falta de periodização nos treinos. As consequências, vão desde as de ordem muscular, passando por problemas nas articulações e resultam em malefícios no sistema imunológico e no aspecto psicológico.


A síndrome de overtraining pode causar: cansaço anormal, irritabilidade, falta de vontade de treinar, perda de apetite, perda de força, contusões ou resfriados frequentes, dores de cabeça, sede anormal, insônia, tremor nas mãos, depressão e ansiedade.  Se você treina e sente algum desses sintomas, recomendo que dê um descanso de 15 dias e mantenha uma alimentação balanceada. 


Esse repouso irá normalizar o seu estado, permitindo novamente a ter ganhos musculares e no desempenho. Portanto, dê o devido descanso para o seu corpo poder se restabelecer e desenvolver! A melhor forma de prevenir é não deixar acontecer, sem exagerar os limites dos treinos! 


Nunca é demais lembrar que, para um bom resultado no treino e melhor qualidade de vida, é muito importante que o indivíduo seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por médico, educador físico, fisioterapeuta e nutricionista.

 

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital